Este blog chegou ao fim, 5 anos de arduo trabalho e empenho

Espero que tenhamos conseguido ajudar o maximo de pessoas.
Continuaremos com nossa pagina no facebook



Esse dominio sera usados em projetos futuros
...
...
Obrigado a todos nessa trajetoria


Controle RF para 4 dispositivos - Tcc


Neste tópico iremos abordar, o uso de modulos RF, por via de um tutorial, mostrando como controlar dispositivos a distancia.

Esses módulos são facilmente encontrados, no Mercado Livre ou em lojas de eletronica na Rua Timbiras em SP, ou em lojas online, esses modulos tem um alcance medio de 100 metros sem barreiras, (em campo aberto), são utilizados principalmente em centrais de alarme, centrais de portão, robótica, etc...

No projeto a seguir iremos mostrar como controlar 4 dispositivos a distancia com esses modulos, foi inclusive nosso projeto de TCC.


Utilizamos os módulos RWS-433 (receptor) e TWS-433 (transmissor) o par, "tem que ser o par", que podem ser adquiridos nesta loja (compramos lá, é só digitar na busca "modulo").

Estes modulos podem operar em frequencias de: 315MHz, 418MHz e 433,92MHz, porventura utilizamos a frequencia 433,92Mhz para o projeto.

Uma antena de 17 cm para os modulos ja basta para funcionar o projeto, pode ser usado um fio como antena, acredite sem antena não tem alcance de 1 metro.

Transmissor e caracteristicas.



Receptor e caracteristicas.


A largura de banda (para a transferência dos dados) do módulo RT4 é de 4KHz, já a do módulo RR3 é de 2KHz. Portanto, para que o módulo receptor RR3 consiga receber os dados corretamente, o transmissor RT4 deverá se limitar a transmitir os dados numa taxa inferior ou igual a 2KHz.

Para que possamos transmitir dados de forma digital, utilizamos os famosos CIs HT12E (Encoder) e HT12D (Decoder), fabricados pela Holtek.


 CIs encoder para o transmissor e decoder para o receptor.


Vamos ao circuito e seu funcionamento.


 Estude e analise o circuito a pinagem dos modulos costuma mudar.

Na foto acima temos, o Transmissor TWS e o encoder, analisando o encoder, notamos que do pino A0 ao A7 temos estes aterrados (todos os pinos do CI são ativos em 0v), estes pinos são responsaveis pelo endereçamento do sinal para o receptor, o mesmo aterramento/endereçamento no HT12E deve ser feito no HT12D isso evita a interferencia de outros dispositivos RF,e é usado tambem em controles de portão, daqueles de cortar fio em centrais antigas.

Como dito anteriormente a taxa de dados usada sera de 2KHz, para isto devemos completar um circuito RC para gerar essa frequencia, aserie HT ja tem um capacitor interno, necessitando apenas de um resistor entre os terminais osc1 e osc2, resistor é predeterminado em datasheet, usamos um de 1,5MOhm para o encoder e 56KOhm para o decoder.

Os pinos 9 e 18 são referentes a alimentação, respectivamente gnd e power.

Do pino D0 ao D3 temos a entrada de dados, são ativos em 0v, o pino T/E funciona como um liga - desliga, e ativa ou não a transmissão de dados.

Por fim temos o pino 17 o Dout, este é o responsavel por converter o sinal de umas das entradas do encoder e entrega-lo ao transmissor pelo pino 2 dele, e por fim manda-lo por via da antena ao receptor, que recebe este dado e ativa ou desativa a saida correspondente no decoder.


 
De forma identica temos o modulo receptor, onde pela imagem acima notamos, o endereçamento do sinal, os pinos D0 á D3 no caso agora são saídas, temos o osc1 e osc2, continuando temos o VT que  muda seu estado para 1 toda vez que há uma codificação.

Analogo ou CI encoder temos os pinos 9 e 18 destinados a alimentação.

Por fim temos o pino 14 (Din) que é o responsavel por receber o sinal enviado pelo transmissor e converte-lo para acionar a saida correspondente do decoder.


Funcionamento de forma mais técnica.

Após montar os circuitos, basta conectar um botão nos pinos D0 á D3 do transmissor ao Gnd para obter uma saída de zero volt aos pinos D0 á D3 correspondente do receptor. Ou seja, se o Pino "D0" do transmissor for conectado ao Gnd, o Pino "D0" do receptor cai pra zero volt. Se for o "D2", o "D2" cai para zero e assim de modo respectivo.
 
Acionando reles nas saídas


  
OBS: troque o resistor de base de 10k por um de 4k7Ohm

O circuito receptor, recebe e interpreta o sinal no controle e o devolve na saída correspondente, nestas saídas, estão ligados transistores, que conseqüentemente acionam reles.



Os reles são utilizados comumente como contatos secos “interruptores”, ao receber o sinal do controle o receptor decodifica este sinal e manda uma tensão de 5 v da saída do CI decodificador para o transistor, que por sua vez amplifica sua corrente e aciona a bobina do rele, assim fechando seu contato e ligando o dispositivo.



Adaptado e Reeditado de:

Pictronics     Rogercom      Nerds

15 comentários:

  1. Oi parabéns pelo excelente tutorial de módulos RF e pelo blog que acompanho diariamente e divulgo na etc de guaianases ,onde curso o 4º semestre de eletrônica .Eu também pretendo usar módulos RF para meu projeto de tcc só que rolling code pois meu projeto vai ser voltado para controle de acesso,só que não acho muita coisa relacionado a isso na internet, pois queria usar pic caso você tenha algum material sobre o assunto poderia me mandar por email.

    ResponderExcluir
  2. Unknown

    Em meu tcc minha idéia, era usar pic, fazer algo relacionado com central de alrme etc.., porem foi deixando e deixando pra ultima hora, e desta forma ficamos sem tempo e fizemos exatamente do jeito do tutorial, o problema que não teve nem como usar programação, e até que procurei sobre como usar txs e rxs em pics, e sem sucesso , muito dificil de achar...

    se achar coloco aew

    Vc deve ter aula com dalmacio rsrsr...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.

    Tem um cara que conseguiu fazer o encoder/decoder usando PIC.

    http://jap.hu/electronic/codec.html

    ResponderExcluir
  4. Oi blz ,me rachei de rir a qui kkkkkkkkkkkk.... tb tenho aula com "mal dacio" brincadeira o professor dalmacio é foda ,um dos melhores professores da ETC ,carinha mas não é bico os relatórios dele hehehhe.Então cara eu achei alguns circuitos de rf com pic da um olha nos links: http://srgiovelasquezg.blogspot.com/2009/04/comunicacion-inalambrica-entre-pics.html
    http://320volt.com/haftalik-programli-otomatik-kombi-kontrol-picbasic-rf-433mhz/
    http://embedded-lab.com/blog/?p=3557
    Cara ficaria honrado se você viesse ver o tcc do meu grupo flw.

    ResponderExcluir
  5. não estou achando o ht12e/d no proteus o meu é o 7.1 pro, como você vez pra simular?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Amigo o que posso te dizer é que este circuito funciona perfeitamente...não tem erro desde que se monte correto...porem tive a mesma dificuldade que vc..não consegui simular pois o proteus não tem nem os HTs nem os Modulos...o que fiz foi criar o componente, quando digo criar é somente a pinagem com nomes e tals mas sem as funçoes , elaborar funçaõ no proteus é complicado, só criei o componente para a apresentação e para corrosão da placa...

    abçs

    ResponderExcluir
  7. E ai kra blz? pra vc controlar esse circuito com o controle remoto comum (tipo aqueles de portão),nao precisa de configurar para que ele receba o comando ou a ativaçao e direta?
    E como o circuito tem 4 relés,com eu consigo uasr ele com um controle de portão de 3 botões?
    Mto obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo pelo baixo custo beneficio do circuito, não vale apena tentar fazer adaptações, mesmo porque os modulos HT's só funcionam em par, a menos que o TX do controle seja um HT igual o do circuito talves funciona-se.

      Outra coisa, Nesse caso na contrução do controle, foram usados botões push boton com trava, se não teria que ficar pressionando direto.

      Att Equipe DOwntonica

      Excluir
  8. Esses módulos RF são muito bons,eu estou desenvolvendo um projeto
    com pic e esses módulos no protocolo RC5 e já esta em funcionamento na protoboard, porém me deparei com o problema de que eles captam muitos ruídos e acabam gerando falsas leituras.
    Vou criar um algoritimo mais bem elaborado ou então tentarei usar o protocolo RS232.

    ResponderExcluir
  9. Amigo não encontrei no proteus o HT12D e o HT12E no proteus 7.7 SP2, poderia me dizer aonde posso encontrar esses componentes para eu poder simular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site mercado livre amigo Vc encontra., eu encontrei no mercado livre

      Excluir
  10. Bom dia, Cara eu fiz um aqui e nao funcionou.. a tensão de saida do transmissor varia de 0,8 volts isso esta correto?? O engraçado é que quando faço tudo no mesmo protobord funciona mais ai quando faço com fontes de alimentação diferente e em protoboard diferente ai ele nao funciona mais.. oq sera que pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal não, tente alimentar o transmissor com baterias, tipo daquelas de 9 volts, ja que a faixa de tensão dele é ampla. Mas mesmo com fonte deveria funcionar, usei fonte para o receptor e bateria para o Tx.

      Excluir
  11. Bom dia, Estou fazendo um porem ele funcionou no protoboard, ai confeccionei a placa porem ele parou de funcionar, verifiquei todas a ligações e elas estão corretas. Agora estou testando com novos componentes na Protoboard porem não quer funionar mais. POr favor vc popderia me explicar como posso testar o transmissor e o receptor, o encoder e decoder ( HT12E HT12D).
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  12. ao inves de usar reles....queria controlar um carrinho de controle remoto.......sera q eu posso simplesmente substituir os reles por dois motorzinhos?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e compartilhe o artigo !

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

tradutor

Colocar no meu Blog!

info

top semanal

Quem sou eu

Minha foto
Há 5 anos oferecendo o melhor da eletronica.

PARCEIROS

PARCEIROS LINK

Receba nossas atualizações por email:

Seguidores